-
Arquitetos: Nozoe Shimpei Architects, nmstudio architects; Nozoe Shimpei Architects, nmstudio architects
- Área: 55 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Forward Stroke / Koji Okumura
-
Fabricantes: AGC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma para o Danchi (complexo de moradias públicas no Japão) localizado em Senri, Osaka. O objetivo era “reunir uma grande variedade de residentes neste antigo conjunto habitacional”. Por isso, projetamos 4 protótipos para esse complexo habitacional (10 unidades no total).
Independentemente do apartamento, os moradores otimizam o espaço alterando a organização de seus objetos e o uso dos cômodos. Pensamos que a otimização é a "singularidade dos residentes" e projetamos esses apartamentos para enfatizá-la. Queríamos criar unidades habitacionais que acomodassem uma ampla gama de estilos de vida.
A parede divisória existente foi desmontada e instalamos um objeto de madeira chamado “Shima: ilha”. Este “Shima” de madeira é como um móvel que divide delicadamente o espaço. Os moradores podem deitar-se neste "Shima", desfrutar de momentos relaxantes com suas coisas favoritas exibidas nas suas paredes.
Este projeto permite que o residente modifique livremente o espaço através de "Shima". Eles podem colocar livremente coisas que amam e descobrir seu próprio modo de usar o "Shima". Essas pequenas unidades habitacionais gradualmente se transformam em cenários confortáveis, cheios de “singularidade dos moradores”.
"Shima" divide suavemente o espaço. Além disso, as cortinas instaladas nas suas bordas podem dividir claramente a sala. Os próprios residentes podem ajustar seu senso de distância de acordo com a situação. Esta unidade pode ser usada como um cômodo individual ou ser dividida em dois.
"Shima" se torna um lugar onde os moradores passam o tempo, com 30 cm de altura do nível do chão. Pode ser usado como uma cama ou "Engawa". Se você colocar almofadas à beira de “Shima”, elas serão cadeiras de jantar. O local em que a prateleira está presa pode ser usado como uma mesa ou pode ser transformado em um armário. Este é um espaço que oferece flexibilidade para os moradores usarem livremente.
"Shima" guarda e exibe coisas, tem dois lugares onde os moradores podem colocar seus pertences. O armazenamento no piso foi feito para “coisas que eles querem esconder”, e as paredes de placa perfurada são locais para “coisas que eles querem mostrar”. Usando um ganchos para a placa perfurada, as coisas podem ser organizadas livremente em superfícies verticais como roupas e livros. Isso significa que os moradores podem personalizar suas paredes e descobrir como usar o "Shima" e criar sua "singularidade" em cada unidade habitacional.